PCB Flexível no Setor de Placas de Circuito
O setor de PCBs testemunhou várias mudanças ao longo dos anos e uma delas foi a transição das placas de circuito rígido para as flexíveis. Durante vários anos, os engenheiros costumavam criar placas de circuito flexíveis conectando várias placas rígidas pequenas com cabos. Isso se deve ao fato de que a fabricação de placas de circuito flexível era um processo tedioso e bastante caro. No entanto, atualmente, elas se tornaram muito comuns e são encontradas em tudo, desde dispositivos de tecnologia vestível até dispositivos inteligentes e muito mais. O que torna essas PCBs flexíveis mais populares do que as placas rígidas? As placas rígidas se tornarão uma raridade no setor de PCBs? Leia esta postagem para saber as respostas.
Placas de circuito flexíveis: Por que elas são uma tendência na indústria de PCBs
Embora os preços das placas de circuito flexíveis tenham sido reduzidos ao longo dos anos, elas podem custar um pouco mais do que as placas rígidas. Apesar disso, essas placas estão encontrando aplicações em vários aparelhos eletrônicos. Os seguintes fatores contribuíram para seu crescimento:
-As PCBs flexíveis são criadas com materiais que podem se flexionar facilmente e resistir a vibrações e flexões.
-Essas PCBs são pequenas e pesam menos do que suas contrapartes rígidas, o que ajuda a reduzir o peso da embalagem do produto em quase 75%.
-As placas de circuito flexíveis têm menos pontos de conexão, o que permite limitar ou evitar defeitos de interconexão de juntas de solda. Isso aumenta sua confiabilidade em todos os tipos de dispositivos.
-Quando se trata de flexibilidade, essas placas de circuito não são apenas flexíveis em sua forma, mas também oferecem flexibilidade em termos de projetos. As placas de circuito flexíveis podem ser facilmente ajustadas em formas incomuns, o que as torna mais populares do que os projetos rígidos.
-Essas placas podem ser combinadas com placas rígidas para criar placas rígidas-flexíveis, que combinam o melhor dos designs rígidos e flexíveis.
-As PCBs flexíveis permitem um melhor desempenho térmico e melhor distribuição de espaço, o que as torna uma escolha popular para o setor automotivo.
-Essas placas podem acomodar um grande número de conexões de circuito, o que as torna uma opção popular para eletrônicos de tamanho compacto.
-Dito isso, isso significa que as PCBs rígidas não são mais procuradas? Elas estão desaparecendo lentamente do setor? Leia a próxima seção para saber mais.
Uma breve análise sobre placas de circuito rígido e sua utilidade
As placas de circuito rígido existem há mais de 50 anos e foram o primeiro tipo de placa de circuito. Essas placas de circuito são inflexíveis, daí o nome. Elas podem ser fabricadas em configurações de face única, dupla face e multicamadas. A seguir, alguns fatores que as mantêm em funcionamento, apesar da crescente demanda por placas de circuito flexíveis.
-Uma placa de circuito rígido é muito mais barata em comparação com as PCBs flexíveis. Isso as torna uma opção para aplicações de grande porte em que o preço de fabricação tende a ser mais alto.
-Embora os processos de fabricação de placas rígidas tenham evoluído ao longo dos anos, elas ainda seguem técnicas muito mais simples do que as placas flexíveis, o que as torna mais baratas.
-Essas placas são mais espessas e resistentes do que as PCBs flexíveis, o que as torna uma opção em aplicações de computação de alta potência, como placas-mãe de laptops e computadores, equipamentos militares e de defesa, equipamentos médicos e assim por diante.
Embora as placas de circuito flexíveis e rígido-flexíveis estejam ganhando força, as placas rígidas ainda são necessárias em muitos setores. Devido a seus fatores de preço e facilidade de fabricação, essas placas talvez nunca desapareçam do setor.
+86-755-29970700 or +86-(0)18033052758
sales@hitechpcb.com
3F, B5 Dong, Zhimeihuizhi, FuYong, Bao’an Dist. Shenzhen, GuangDong, China 518103